quinta-feira, 19 de abril de 2012

Viagens e Amores de Scaramouche Araújo


No Brasil do governo Médici, a juventude procurava a saída do labirinto. Uns escolheram a guerrilha, outros encontraram seu espaço no mercado de trabalho e inventaram seus truques de tocar a vida, suportando o peso dos anos de chumbo. Outros ainda embarcaram no sonho psicodélico, antenados com o que acontecia no resto do mundo, a explosão da cultura pop e da contracultura. Woodstock era um fenômeno recente, o rock and roll era a trilha sonora, as drogas eram vistas como um meio de expandir a consciência, as novas gerações vivenciavam novas utopias. Muitos jovens do mundo inteiro foram para a estrada, viajando sem rumo, em busca de um ideal romântico de Liberdade, remando contra a maré, num caminho inverso ao da sociedade estabelecida. A Meca, o grande ponto de encontro destes viajantes era Goa, na Índia.
O brasileiro Scaramouche Araújo foi um destes jovens que ganharam a estrada. O romance, narrado em primeira pessoa, acompanha a trajetória do personagem em Goa e outros lugares da Índia, os templos do Nepal, as montanhas inóspitas do Paquistão, o Afeganistão às vésperas da invasão russa. E o longo caminho que sai do Afeganistão e, através do Irã, Turquia, Grécia, Alemanha e outros países da Europa, leva a Amsterdam, na Holanda, com seus clubes alternativos, bandas de rock, cafeterias e casas de chá, cidade em que se estabelece por cinco anos. Scaramouche narra ainda suas passagens por Portugal, Espanha, França, Bélgica e Marrocos. Uma viagem por três continentes, com suas aventuras, perigos, comédias, desalentos, esperanças, pontuada por muitos, muitos amores, amores de estrada, o eterno dentro do efêmero.
Mano Melo é bastante conhecido, por seu livro O Lavrador de Palavras, que deu origem também a um espetáculo teatral, e pelos inúmeros recitais de poemas que realizou em todo o Brasil, individualmente, e nos quatro anos de existência do Ver o Verso (Mano Melo, Alexandra Maia, Claufe Rodrigues, Pedro Bial), grupo de poesia que agitou o panorama cultural de 1999-2002, com recitais no Rio e em dezenas de cidades brasileiras, capitais e interior. Atualmente participa da novela América (elenco de apoio), no papel de Severino, o porteiro do edifício de Alex (Thiago Lacerda).
Agora, o poeta está lançando seu primeiro romance, Viagens e Amores de Scaramouche Araújo. A época são os longínquos anos 70 do século passado, quando a humanidade passava por uma grande revolução de costumes, a pílula era uma invenção recente e não havia o terror da epidemia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário